quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dieta de cinco meses

Ingredientes:
1 litro de água filtrada pois a água da SABESP é a melhor (o que pode contaminar a água é a nossa caixa d´água, então não se esqueça de dar um trato nela).
Em São Paulo a fluoretação da água é feita pela empresa e por isso não damos mais flúor para os pequenos!
100 gramas de carne bovina magra ou peito de frango sem pele ( caso vc seja natureba, pode usar a carne orgânica mas só certificada e com controle rígido de procedência).
Para os vegetarianos, temos algumas outras opções, mas a opção de ser ou não vegetariano poderia ser tomada pelo seu filho mais tarde.
O óleo é essencial para formação das nossas células, só não pode abusar (uma colher de chá). Os melhores são os de soja (ômegas) e girassol (ác. linoléico). O de canola é mais caro e a diferença é que suporta aquecimento maior para frituras. O azeite de oliva não suporta muito aquecimento e nunca esquecemos daquelas histórias de contaminação.
E ninguém consegue comer sem uma pitada de tempero. Não precisa usar pimenta dedo de moça mas pode usar sal, alho e salsinha (tudo em pitadas). Já é alguma coisa!
Folhas verdes e para facilitar a vida da mãe, as tenras e férricas folhas do espinafre fresquinhas (um montinho)!
Arroz para os orientais e ocidentais como fonte de carboidratos(um punhado generoso) e por último alguns legumes como a batata (uma média) e a cenoura (também!).  De novo, para os naturebas e para as pessoas que comem pouco em casa, os produtos orgânicos apesar de mais caros, duram muito mais o que acaba compensando o gasto (sem contar naquele outro blá blá blá que vc já está acostumado)

Modo de fazer:
O ingrediente mais importante é o amor de mãe. Pode ficar um pouco insonso mas com o tempo vc acerta. O marido não se acostumou?
Numa panelinha coloque para refogar o alho com uma colher de de chá do óleo que vc escolheu. A vantagem do óleo de soja é que ele é barato e 100% produzido no Brasil. Só não pode aquecer demais, mas quem nesta idade vai comer fritura? E vc não está de dieta?
Deixe alguns minutos e refogue a carne até ficar levemente dourada.
Misture a água e espere levantar fervura.
Acrescente o arroz, misture com ternura e junte os legumes, as folhas de espinafre e a salsinha.
Tampe e deixe cozinhar. O sal é importante, é um dos sais minerais mais importantes do nosso corpo mas deve ser usado com bom senso e ele só deve ser adicionado bem no final.
Cutuque os legumes e experimente o arroz. Quando estiverem macios desligue e deixe esfriar um pouco.
Separe o que é sólido do caldo e como vc é uma pessoa moderna, liquidifique e acrescente o caldo até conseguir uma consistência cremosa. Não sabe o que é isso? Compre um pote de alimento para bebês e faça da mesma consistência. Aproveite para comer o alimento pronto mas não dê para o baby.
Espere esfriar mais um pouco, experimente (vcs já viram uma mãe experimentando?) e pode servir!!!
Cuidado para não presenciar uma crise de choro se fizer uma porção muito pequena!!!

14 comentários:

  1. Alho na dieta do bebê dá bafo? Sim se vc abusar, imagina o pequeno ser com bafo? Use moderadamente!

    ResponderExcluir
  2. Dr June, tenho uma dúvida que me atormenta: por que não posso usar comida pronta para o meu bebê?
    Cara seguidora, vc só pode usar se for muito preguiçosa ou se na sua casa o gás acabar ou o fogão explodir!
    Não deixe transparecer seu desleixo com o seu pequeno, faça a comida e pronto!
    Os alimento prontos são muito nutritivos mas são divididos em 2 sabores básicos: o com gosto de rolha doce e o com gosto de rolha salgada!

    ResponderExcluir
  3. Recomendo! Sempre fiz as sopinhas dos meus bebês com a receita do Dr June! E eles adoram!!! Mas de vez em quando eu dou a comida pronta (confesso). Por causa dessa receita, meu maior ama sopa até hoje, e briga pra comer a do irmão de dez meses.

    ResponderExcluir
  4. Dr June: achei suas opiniões um pouco fora da minha realidade.
    Veja bem, sou natureba e vegetariana. Pq vcs pediatras são tão contra a dieta sem proteína animal?
    Cara vegetariana, o seu bebê diferente de vc é um ser em crescimento. Precisa de mais pele, mais músculos e mais sangue. De onde vc acha que ele vai conseguir isto? Precisa de ferro, amino ácidos e gorduras que só são encontradas nos animais. Como exemplo, alguns hormônios são produzidos a partir do colesterol. Então o colesterol é ruim quando vc come mal.
    O que é comer mal então? Deixar de ter uma dieta variada, diversificada e com tudo aquilo que nosso organismo necessita!!

    ResponderExcluir
  5. Dr June: tenho ouvido muitos elogios a respeito de suas dietas. Mas com que base vc cria estas receitas?
    Cara amiga ouvinte:
    Não crio baseado em pseudociência ou vodu ou pajelança.
    Baseado na fisiologia do trato gratointestinal, precisamos adaptar a dieta do baby com aquilo que a natureza (coitada, tão sacrificada) nos oferece.
    Por exemplo, a digestão do açúcar do leite de vaca, a lactose, se torna cada vez mais difícil com a idade.
    Poucas são as pessoas que conseguem tomar um copão de leite sem ter um piripiri (vulgarmente chamada de caganeira) ou iniciar a produção de volumes enormes de gás metano (mais popularmente conhecido como peido)com efeitos devastadores numa reunião ou em casa, a não ser que vc tenha um totó para botar a culpa.
    O homem antes de mais nada é um predador, ele rouba o leitinho do bezerro, faz a coitada da vaca produzir litros de leite para dar para o seu filho.
    Tudo, bem, algumas vezes é necessário mas com calma, né?

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr June:
    Suas opiniões são muito fracas e incompletas. Mostram a sua inexperiência e superficialidade sobre o tema.
    Sou mãe de seis homens que criei na roça, dando leite direto da teta da vaca e deixando eles colocarem tudo na boca para criar resistência.
    Todos são casados, constituiram suas famílias mas o quinto filho casou se com uma moça muito folgada e prepotente. Ela é uma bruxa. Enfeitiçou o meu bebê com aquele traseiro enorme e as peitolas siliconadas.
    O pior, deixa o Xiquinho (meu neto filho deste meu filho e da folgada) de manhã para eu cuidar.
    Não trás comida, fraldas ou roupas. Tenho que comprar o leite, as fraldas e quando as roupas ficam puídas, sou eu que pego o dinheiro da minha aposentadoria e vou comprar umas peças para o coitadinho. Ele chega de manhã dormindo e qdo acorda chora umas 2 horas procurando pelos pais (eles deixam o menino aqui e não se despedem dele para ele não chorar. Depois que para quer mamar e o dia todo só quer leite. Não come nem a pau.
    Verduras, nem amarrado sob ameaça e legumes, só de sentir o cheiro fica nauseado (ingunhando na forma popular).
    A tarde ele chora de novo, só quer salgadinhos e dos caros e depois de se esborrachar de assistir tv que jogar bola.
    Como meu companheiro de 40 anos tem artrose sobra para mim jogar bola com ele.
    Ele me pede para jogar no gol e ele é tão folgado que eu que vou buscar a bola qdo ele chuta longe.
    Minhas joanetes estão me matando e meu ciático depois de tanto abaixar e repuxar fica num estado de calamidade. Dizem que é o DNA (data de nascimento muito antiga).
    Agora, a megera diz que quer fazer faculdade (vai ver para ser aspone - acessor de porra nenhuma) e aí o negócio vai sair do controle.
    Quando eles vem buscar o Xiquis (outro jeito de chamar carinhosamente meu neto) eles jantam aqui, assistem a novela e esperam eu dar o banho nele.
    Quando eles estão muito cansados (papo furado) eles pedem para deixar o menino dormindo aqui.
    E agora que eu pensei em ter momentos de privacidade com meu companheiro de 40 anos para dar uns amassos e umas cheiradas no meu cangote (adoro).
    Crio um filho que não desejei e não fiz (apesar de amar muito o meu neto)
    Desculpe o desabafo, mas estou no limites.
    Mas voltando ao assunto, tenho algumas perguntas: no meu tempo a gnte dava leite de bar adoçado com mel. Pq agora isto não pode mais ser feito.
    O que faço para este pestinha comer verduras e legumes?
    O que faço para a bruxa e megera deixe de ser folgada?
    Assinado, avó que está desesperada e com diversos desejos eróticos com o companheiro de 40 anos

    ResponderExcluir
  7. Futura enlouquecida:
    Sua situação é realmente muito delicada, mas vou responder de forma clara, organizada e em partes.
    Leite da vaca na têta dela só para o bezerro. Para o ser humano o leite tem que ser pasteurizado devido o risco de transmissão da tuberculose.
    Leite de caixinha depois de tudo que aconteceu? Nem pensar.
    Adoçar com mel em São Paulo? Vc imagina onde as abelhas podem ter colocado as suas bundinhas para coletar o néctar? Vai ver foi naquele jardim que beira a marginal pinheiros.
    Além de ser um péssimo costume, as crianças podem ser infestadas por lombrigas, gigantes e amarelas parecidas com espaguete.
    Elas sugam o sangue do indivíduo que por sua vez desenvolve anemia.
    Sabe qual o efeito mais devastador no ser humano? Burrice.
    Bom, mas pelo menos vai ser burrinho, bonitinho e com resistência a prego, parafuso e caca de nariz.
    Quanto a parte final dos seus questionamentos, você é avó ou avómãe? A megera é mãe ou mãeavó?
    Ponha um ponto final nesta história.
    O Xiquinho pode ser um amor mas são filhos daqueles folgados e são responsabilidade deles.
    Vc pode até ajudar a cuidar mas num tempo pré determinado e com todo material que ele consome custeado pelos dois.
    Vc chegou nesta situação por culpa sua.
    Qto a alimentação, a correção começa em casa e vc complementa. Então está é a obrigação deles novamente.
    O que vc pode fazer. Mandar ele comer e pronto, sem frescuras, sem substituições e o que for servido. Mande que ele come!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr June:
      Aqui quem lhe escreve é a mãe do Xiquinho (invenção da minha sogra).
      Vou contar a minha versão da história.
      Eu me casei com o filho desta bruxa velha achando que o rapaz fosse milionário e muito bem de vida!
      Engano meu! É um bebê mimado, minha ogra (desculpe, sogra) sempre faz os desejos dele, compra roupas de grife, quando vamos a casa dela ela pergunta o que ele quer para comer e se não tiver na casa dela ela sai correndo e vai até o mercado para satisfazer o desejo do ´bebê´dela.
      Saio de casa ainda no escuro para trabalhar e trazer para casa o sustento de minha família enquanto o príncipe vai à academia, terapia e outras frescuras.
      Já estou por aqui dele e dela.
      Ela estraga o menino e não faz nada que eu peço. O dinheiro que ela gasta é o dinheiro que o pai do Xiquis (outro apelido criado por ela!) não leva.
      A chupeta cai no chão e ela dá uma lambida para limpar! Nojento!
      Não ferve água e ainda dá leite de caixinha para ele. Já cansei de pedir para ela dar estas novas fórmulas para crianças maiores mas nada, ela acha que tem que tomar leite fresco tirado na hora.
      Vou comprar uma vaca e deixar na casa dela então.
      Como ele é o pai e tem responsabilidades, acho justo que a bruxa velha divida um pouco o esforço e o gastos conosco.
      Desculpe o desabafo e aguardo uma resposta de como enfrentar a ogra (ops, desculpe de novo sogra!)

      Excluir
  8. Cara nora mãe do Xiquis:
    Sua situação é a pior possível.
    Além de se casar com um mala sem alça, junto vc recebeu um Shrek! Caso sua ogra (desculpe, mas é sua culpa, sogra) pergunte o que é Shrek diga que é a abreviação de SOGRA HONESTA RECATADA ENCANTADORA COMO UM KIBE.
    Vc já ouviu falar em bullyng?
    Parece que vc está sendo vítima deste desajuste social.
    Preciso saber alguns detalhes da sua vida. Vc foi vítima de bullyng qdo pequena? Demorou muito para menstruar? Habitualmente vc se depila com cera quente de abelhas africanas?
    Caso alguma de suas respostas foi sim, sobra mais uma pergunta.
    Por onde anda sua mãe ou o seu pai? Nunca vi isto!!
    Vc precisa da ajuda dos universitários e de sua família para frear sua querida ogra ( desculpe novamente, sogra).
    Marque um encontro com todos mas não vá sozinha e solte o verbo! Não esqueça que todo mundo respeita uma mãe!!!
    E se o seu marido tiver o mínimo de juízo vai saber que mexer com a mãe dos outros é fo..!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o que é Shrek....kkkkkkkkkkk
    Muito bom!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Vou levar minha bebê para ser sua paciente depois que li tudo isso! Te adorei Dr. June :)

    ResponderExcluir